Criação da Rochativa dá 1º lugar ao Sindirochas na etapa estadual do prêmio de boas práticas sindicais da CNI - Sindirochas Espírito Santo
Fale Conosco     Área do Associado
Notícias
Criação da Rochativa dá 1º lugar ao Sindirochas na etapa estadual do prêmio de boas práticas sindicais da CNI
18 de Maio de 2018 . 09h10
Criação da Rochativa dá 1º lugar ao Sindirochas na etapa estadual do prêmio de boas práticas sindicais da CNI
O Sindirochas ficou em 1º lugar na etapa estadual/ES do 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O troféu foi entregue ao presidente do sindicato, Tales Machado, pelo presidente da Findes, Léo de Castro, durante reunião extraordinária do conselho de representantes da federação, nesta quinta-feira, 17 de maio, em Vitória. A atividade reconhecida foi a criação Rochativa, entidade fundada para desenvolver ações sociais no setor de rochas ornamentais do Espírito Santo que tem como objetivo desenvolver um trabalho social de forma organizada, acolhendo crianças e adolescentes carentes da região de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo.

O sindicato patronal das indústrias de rochas ornamentais capixaba concorreu com outras 46 boas práticas, de 18 sindicatos, e foi o vencedor da etapa estadual. O prêmio é uma iniciativa das Federações de Indústria e da CNI para valorizar e divulgar ações que contribuam para o fortalecimento dos sindicatos empresariais da indústria. Sua realização acontece em duas etapas: uma Estadual, coordenada pelas Federações de Indústria, e uma Nacional, coordenada pela Gerência Executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI. Como primeiro colocado na etapa estadual, o Sindirochas está classificado para etapa nacional do concurso. O Prêmio tem como categoria única a "Sustentabilidade Sindical".

“O prêmio valoriza e divulga ações que contribuem para o fortalecimento dos sindicatos empresariais. Formamos uma comissão avaliadora que reuniu representantes de outras entidades a fim de escolhermos a prática que melhor irá representar o Espírito Santo na etapa nacional”, destacou Paulo Lacerda, Superintendente do IEL-ES.

Tales Machado celebrou a conquista e lembrou da perda recente na Associação. “Este prêmio é o reconhecimento de todo trabalho realizado ao longo dos anos por toda equipe. O projeto social foi construído dentro do Sindirochas e este prêmio veio em um momento especialmente triste para nossa Rochativa, devido ao falecimento da superintendente e ex-presidente da instituição, Alcileia Raposo Cabelino. Dedicamos este momento a ela, que muito contribuiu para o sucesso da associação”, frisou.

O Sindiquímicos ficou em segundo lugar com o Programa de Qualidade das Tintas Capixabas, que tem como objetivo elevar a qualidade de tintas imobiliárias fabricadas no Estado, a fim de nivelar a competitividade entre as empresas e valorizar a indústria local.
Em terceiro, o Sindimol, com a ação social Afemol, que desenvolve projetos sociais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida das crianças do bairro Canivete, em Linhares, uma região de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O presidente da Rochativa, Valdecyr Viguini, comemorou o prêmio e lembrou da recente perda com o falecimento de Alcileia Raposo. “Em 2018 já atendemos 1.760, estamos quase dobrando o número de atendimento graças a participação dos empresários, padrinhos e madrinhas de todo segmento produtivo. Este prêmio é o resultado positivo do trabalho de toda a equipe da associação, especialmente da Alcileia que sempre dedicou seu tempo e profissionalismo pelo sucesso de nossos projetos. Comemoramos este prêmio com uma emoção especial pela sua perda.”, lembra.

Saiba mais
Fundada em 22 de janeiro de 2007, a Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Rochativa) teve sua criação originária na preocupação do Sindirochas, empresários do setor e outras entidades de rochas ornamentais em desenvolver um trabalho social de forma organizada. Durante os 11 anos de existência o projeto social já acolheu mais de 7.000 crianças e adolescentes. Atualmente 400 crianças são atendidas pela instituição em Castelo e 1.360 em Cachoeiro. 
Hoje, a entidade é presidida pelo empresário Valdecyr Robert Viguini. Desde sua fundação, estiveram na liderança dos projetos: Telma Azevedo, Luilma Pinto Mendonça e Alcileia Raposo Cabelino.

Na foto, Tales Machado recebe o troféu 1º lugar na etapa estadual/ES do 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) das mãos do presidente da Findes, Léo de Castro. Ao lado, o superintendente do IEL – ES, Paulo Lacerda.

Crédito da imagem: Alexandre Mendonça